Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Encontro Nacional das Universidades Seniores


Data:  23-05-2009     Fonte:  Barlavento



Há uma primeira vez para tudo! Esta máxima pode ser aplicada ao Encontro Nacional e Internacional das Universidades Seniores, que se realiza pela primeira vez no Algarve, nos dias 23 e 24 de Maio, no Portimão Arena.

A Rede de Universidades da Terceira Idade, entidade que coordena as academias seniores nacionais, lançou o desafio de organizar a oitava edição deste encontro ao Instituto de Cultura de Portimão, universidade sénior deste concelho.

O evento tem como objectivo promover "o nosso Portimão", segundo Rui Matias, vice-presidente da direcção do Instituto, e destacar a região algarvia ao nível da cultura, história e gastronomia.

Rui Matias revelou ao "barlavento" que "já se encontram cerca 1400 pessoas inscritas", que vêm de "Lisboa, Porto, Gaia, Coimbra, Ponta Delgada, Funchal, entre outras localidades".

Da vizinha Espanha, também vêm representantes das Universidades de Mayores de Cáceres e Badajoz.

A troca de experiências e o convívio entre estas comunidades são as expectativas que a organização espera concretizar e aproveita esta ocasião para mostrar as actividades que tem vindo a desenvolver.

O oitavo encontro dos estudantes da terceira idade terá lugar no sábado, dia 23, subordinado ao tema Dia da Cultura, incluindo um passeio de barco pelo Rio Arade, às 11 horas, bem como uma visita guiada pela cidade com orientação de Valdemar Coutinho, às 15 horas. Pelo meio, vai haver um almoço com especialidades da casa e do Algarve.

Já às 16 horas, Margarida Tengarrinha vai dar uma palestra no Museu de Portimão.

No domingo, o ponto de encontro é no Portimão Arena com a recepção das universidades, às 10 horas. Ao longo da manhã, realiza-se uma mostra sobre a história do concelho e o Instituto de Cultura de Portimão.

Música e animação não vão faltar nesta iniciativa, que vai ter actuações do Grupo Coral e Tuna da universidade sénior portimonense, bem como a apresentação de uma peça teatral e um baile com Vasco Moura.

Este evento conta com os apoios do Governo Civil de Faro, da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Portimão.

O próximo encontro, ainda sem data marcada, vai ficar a cargo da Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade de Guimarães.


<< Notícia anterior               Notícia 138 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare