Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços MAR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Hormona natural que inibe envelhecimento pode actuar contra metástase


Data:  02-05-2011     Fonte:  POP - Portal de Oncologia Português



 Uma hormona natural conhecida pela sua capacidade de inibir o envelhecimento pode também proteger um indivíduo de doenças graves, de acordo com uma pesquisa realizada por pesquisadores da UT Southwestern Medical Center. A equipa mostrou em ratos que a substância suprime tanto a fibrose renal – uma complicação da doença renal crónica – como a propagação do cancro. Os resultados foram apresentados no Journal of Biological Chemistry, avança o site Ciência Diária.

De acordo com os cientistas, a hormona – klotho – também é capaz de ajudar doentes com lesões agudas no rim que obstruem o fluxo urinário ou podem provocar uma queda no fluxo sanguíneo para o rim. Quase metade dos pacientes em unidades hospitalares de terapia intensiva tem alguma forma de lesão renal devido a drogas, cirurgia, hemorragia ou desidratação. "Dentro de poucos dias após a lesão, a função renal pode desaparecer completamente", afirma Makuto Kuro-o, professor de patologia e autor sénior do trabalho – que há mais de uma década descobriu a hormona. "Nós mostramos que a injecção de Klotho em infusão por gotejamento pode ser eficaz não apenas como tratamento inicial para a lesão renal aguda, mas também para impedir a sua progressão para a doença renal crónica. Isto oferece uma esperança real para pacientes com a doença renal".

A equipa deu ênfase a células mesenquimais, células multipotentes que podem diferenciar-se numa variedade de tipos celulares. Elas são essenciais ao desenvolvimento e crescimento, mas quando as células estão fora de equilíbrio, podem evoluir para uma forma patológica que causa a fibrose (o endurecimento das camadas de tecido). Os investigadores descobriram que o klotho evita a migração do cancro e metástases, bloqueando três vias de sinalização que poderiam causar a fibrosa ou um tumor.

A equipa de cientistas relatou pela primeira vez que o klotho se liga ao receptor do factor de crescimento das células inibindo a sinalização necessária para a transição epitelial mesenquimal, uma "chave-mestra" que faz com que as células se transformem numa forma mais flexível, dando início à metástase.


<< Notícia anterior               Notícia 60 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare