NOTÍCIAS
População envelhece com maior rendimento físico, sexual e intelectual
Data: 02-06-2009
Fonte: Ciência Hoje
II Congresso de Medicina Anti-Aging e Ciências Biomédicas
Medicina anti-aging melhora qualidade de vida
O Segundo Congresso Ibérico Anual sobre Medicina Anti-Envelhecimento e Tecnologias Biomédicas que reunirá destacadas presenças internacionais e nacionais servirá de palco de divulgação e discussão no âmbito da medicina e saúde anti-aging – decorrerá de quinta a sábado, no Hotel Tivoli de Vilamoura.
As expectativas são elevadas, depois do enorme sucesso do primeiro encontro, também em Portugal e inédito na Europa, com mais de 900 participantes e mais de 60 especialistas de renome internacional a intervir. A iniciativa começa às 9h30 no primeiro dia e às 9h nos restantes, terminando às 20h, sendo que no último dia termina com uma exposição às 15h.
A medicina anti-aging (anti-envelhecimento) conhecida como a medicina do futuro, foi concebida para retardar o envelhecimento humano através da prevenção de doenças de maior mortalidade e morbilidade relacionadas com a idade, tais como as do foro neurológico, as oncológicas e cardiovasculares.
Promove também a melhoria da qualidade de vida com vista a um maior rendimento físico, sexual e intelectual ao envolver a optimização da nutrição, a prática correcta e personalizada de exercício físico e os tratamentos estéticos. Assenta em cinco pilares fundamentais: nutrição, genética, sexualidade, exercício e estética.
O tema integra-se no congresso organizado pela Federação Ibérica da World Academy of Anti-Aging Medicine (A4M Ibéria), o primeiro do género na Europa, que tem como objectivo geral criar mais conhecimento sobre a Medicina de Anti-Envelhecimento, sensibilizando também a população para a importância da medicina preventiva para inibir o envelhecimento do corpo e da alma.
Esta segunda reunião tratará dos últimos avanços da investigação médico-científica em áreas tão diversas como: disfunção sexual, andropausa, menopausa, infertilidade e reprodução, terapêutica de substituição hormonal, cirurgia estética e reconstrutiva, prevenção e tratamento de patologias neuro-degenerativas e oncológicas, medicina desportiva e fisioterapia, nutrição e suplementos, tecnologias genéticas e aplicações de células estaminais.
Dada a sua índole científica, será também apresentado um relatório sobre as recentes novidades na prevenção e tratamento dos efeitos degenerativos do envelhecimento, e ainda as últimas novidades em produtos, serviços e tecnologias anti-envelhecimento.
Uma diversidade de empresas líderes estará presente para acompanhar estes progressos, além da presença estimada de 500 a 600 participantes por cada dia no congresso, o A4M Ibéria traz mais de 45 cientistas e médicos mundialmente conhecidos e de diferentes especialidades médicas, que irão apresentar os resultados das suas últimas pesquisas.
População a envelhecer
O Congresso conta com nome, como por exemplo, Ron Virag, que falará sobre a disfunção eréctil como a chave da prevenção de doenças cardiovasculares, a par de Nuno Monteiro Pereira, autor do estudo sobre a dimensão peniana portuguesa e conhecido sexólogo nacional ou Maria do Céu Santo, cara conhecida da SIC, onde o seu bom-humor e descontracção à conversa sobre sexualidade são o outro lado da sua intensa vida profissional enquanto ginecologista e obstetra.
De acordo com Isabel Hoffman Miles, presidente da Federação Ibérica da A4M, este é apenas o segundo evento: "A área da medicina anti-aging tem de ser cada vez mais debatida, discutida e ouvida. A população está a envelhecer e a esperança de vida está a aumentar, mas também as doenças degenerativas e a redução drástica da qualidade de vida. A evolução da medicina tem sido maravilhosamente eficaz a adiar a morte mas temos falhado no atraso do envelhecimento. Fazer com que todos os anos das nossas vidas valham realmente a pena é o grande objectivo da medicina anti-aging."
Um reforço informativo e educacional deste congresso será a realização de quatro cursos certificados pós-congresso, no último dia (6 de Junho), de um dia inteiro, para os profissionais de saúde, sendo que cada curso será certificado pela World Academy of Anti-Aging Medicine e pela sua subsidiaria na Península Ibérica, A4M Iberia.