Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Dia Mundial da Osteoporose alerta para uma doença incapacitante


Data:  20-10-2008     Fonte:  RTP



  O Dia Mundial da Osteoporose assinala-se hoje como alerta de uma doença incapacitante, que enfraquece os ossos e atinge grande parte das mulheres. Os dados conhecidos referem que em Portugal uma em cada cinco mulheres com mais de 50 anos sofre da doença.  

A Osteoporose é uma doença metabólica em que os ossos se vão tornando cada vez mais frágeis, conduzindo a um risco acrescido de fractura, em particular na anca, coluna vertebral e membros superiores.  

As mulheres em situação de pós-menopáusicas são as que estão mais expostas à doença, mas também os homens são atingidos, à razão de três mulheres para cada homem.  

A menopausa, a idade ou o historial familiar são razões para a doença, mas também uma alimentação deficiente, a falta de exercício, o consumo de álcool e de tabaco, bem como o baixo peso são apontados como causas para o seu desenvolvimento.  

Os dados mais recentes dão conta da existência de cerca de 500 mil pessoas com Osteoporose, mas que apenas 200 mil doentes estão diagnosticados e a receber tratamento.  

Os dados são da Direcção Geral de Saúde que adianta ainda que cerca de 9.500 portugueses sofrem anualmente fracturas na anca devido a esta doença e que entre 20 a 30 por cento dos doentes com fractura da anca morrem no ano seguinte à rotura e cerca de 40 por cento ficam com incapacidade grave.  

Ainda segundo a Direcção Geral de Saúde esta doença e os tratamentos que são necessários custam ao Estado anualmente 52 milhões de euros em cuidados hospitalares.  

Um estudo recente da Associação Nacional Contra a Osteoporose realçou que quase 40 por cento das mulheres portuguesas com mais de 45 anos diz ter Osteoporose, o que corresponderá a cerca de 895 mil pessoas, ou cerca de cerca de nove por cento da população portuguesa.  

O mesmo estudo dá conta ainda de que um quarto das mulheres com mais de 45 anos assume que nunca consultou um médico para falar sobre a Osteoporose, apesar da esmagadora maioria (92,3 por cento) a considerar "uma doença incapacitante", e 24,6 por cento das mulheres com Osteoporose afirma não estar a fazer tratamento.


<< Notícia anterior               Notícia 182 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare