www.sem-idade.com
Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços DEZ 17


Últimos Anunciantes:

    NOTÍCIAS



Como envelhecer com qualidade?


Data:  24-10-2008     Fonte:  Ciência Hoje



  A maior parte da população está envelhecida e sendo esta uma parcela considerável dos "consumidores" dos meios de saúde, devia existir uma formação mais acentuada em geriatria. A conferência proferida ontem, na Faculdade Medicina da Universidade do Porto, pela investigadora da Unidade de Geriatria Comunitária do Hospital de Genève, Laura Di Pollina, debateu a experiência suíça nessa área. A iniciativa foi organizada no âmbito da pós-graduação em geriatria com o título "Rede de cuidados geriátricos integrados".

   Segundo um estudo realizado recentemente, Portugal e a Roménia são os países da União Europeia que menos reconhecem a especialidade. Laura Di Pollina considera que se deve "apostar mais na investigação e formação de enfermeiros e de todas as equipas ligadas à geriatria, a começar pelas universidades". Para além da educação, a investigadora apregoa um incentivo ao apoio familiar, à nutrição, à prevenção de doenças e de quedas, através de tai-chi, como exercício regular, focando ainda outros aspectos e cuidados paliativos para qualidade de vida dos idosos.

   "O problema é que para se conseguir fazer isso tudo nos privados demora demasiado tempo e a segurança social não reembolsa ninguém. É uma questão de escolhas, essencialmente políticas, para poder apoiar os administradores", explicou ao Ciência Hoje. A solução seria incluir uma unidade junto dos hospitais, com estruturas próprias e reabilitação e prestar apoio domiciliário.

   A maior parte da população envelhecida é feminina, vive sozinha, sofre de dores, de múltiplas doenças crónicas, está desnutrida e tem problemas mentais. Muitos idosos negam o problema e em Genève foram encontradas pessoas em situações precárias. Por exemplo, no caso de Paula, 86 anos, não sai de casa há seis anos e recusa-se a ir a um médico há mais de dez. Nestes casos, uma visita a domicílio é imperativa.

   Envelhecer com qualidade passa por sete factores: prática regular de exercício físico, uma boa alimentação, não fumar, não beber bebidas alcoólicas, manter um peso regular, dormir sete a oito horas e estimular o cérebro.


<< Notícia anterior               Notícia 181 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas