Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Ministro da Solidariedade e da Segurança Social inaugura a Natalis


Data:  02-12-2011     Fonte:  Rostos



 O ministro da Solidariedade e da Segurança Social inaugura amanhã, pelas 16h00, a Natalis, na FIL coincidindo com a sessão de abertura das I Jornadas sobre Gerontologia da Natalis que decorrerá no Auditório Natalis, Pavilhão 1.

Co-organizadas pela AIP - Feiras Congressos e Eventos e pela Escola Superior de Educação João de Deus, as I Jornadas sobre Gerontologia têm como tema central "O sentido do envelhecimento e da solidariedade".

Tal como acontece em toda a Europa a população portuguesa encontra-se num processo de envelhecimento. Projecções oficiais apontam para uma preocupante trajectória ascendente do número de idosos. Estima-se que em 2050 o número de idosos ascenderá aos 2,95 milhões.

Esta evolução demográfica constitui, simultaneamente, um desafio e uma oportunidade. Apesar de hoje em dia estar disponível uma vasta oferta de recursos (produtos e serviços) destinados à população idosa, com necessidades especiais, o que se sabe é que actualmente a oferta é inferior à procura e, a informação da existência destes meios, não tem chegado satisfatoriamente à população que deles necessita.

Por esse motivo a Natalis integra este ano pela primeira vez I Jornadas sobre Gerontologia, na antevisão de um novo projecto para 2012 o Portugal Maior - Salão Internacional para o Envelhecimento Activo que procura promover o envelhecimento activo bem sucedido, informando a população idosa para os serviços e produtos que estão ao seu dispor e, simultaneamente, através das I Jornadas sobre Gerontologia da Natalis, debater as preocupações e oportunidades subjacentes ao envelhecimento crescente da população portuguesa.

Entre outros temas que serão abordados no decorrer das I Jornadas sobre Gerontologia Helena Roseta, vereadora da Habitação e Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Lisboa, apresentará nas Jornadas o Plano Gerontológico Municipal. O tema ‘Ocupação, Saúde e Bem Estar no Envelhecimento’ estará a cargo de Sílvia Martins, terapeuta Ocupacional e professora Adjunta da Escola Superior de Saúde de Alcoitão ao passo que Rui Proença Garcia, da Faculdade Desporto, da Universidade do Porto, e Paula Portugal, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde, do Instituto Politécnico do Porto. Pelas 20h00, António Ponces de Carvalho, da Escola Superior de Educação João de Deus, fará o encerramento das Jornadas.

Maior feira de Natal de Lisboa com cariz solidário

De regresso à FIL, Parque das Nações, a 6ª edição da Natalis decorre entre 3 e 11 de Dezembro, reunindo os mais variados tipos de artigos natalícios, desde a decoração, passando pelos presentes, artesanato, gastronomia tradicional e gourmet, bem como, acessórios de moda e a joalharia a preços de oportunidade. No decorrer dos 9 dias de certame têm lugar múltiplas actividades de entretenimento e animação para toda a família. Em complementaridade com a oferta das mais de 150 empresas participantes a Natalis é também uma feira de cariz solidário, contando com a participação de mais de 60 IPSS que durante a feira vão estar a promover os seus serviços e a vender os seus próprios produtos de Natal, numa perspectiva de empreendedorismo solidário.

Para além da compra dos artigos vendidos pelas associações, só pelo facto de visitar a Natalis o visitante já estará a ajudar as estará a ajudar uma vez que o valor de bilheteira reverte a favor das IPSS presentes.


<< Notícia anterior               Notícia 35 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare