Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Portugal não aproveita todo o sangue recolhido


Data:  27-06-2011     Fonte:  Correio da Manhã



 Durante o mês de Agosto, nas praias de Monte Gordo, Carcavelos, Quarteira, Póvoa do Varzim e Figueira da Foz o Instituto Português do Sangue (IPS) vai disponibilizar unidades móveis de recolha de sangue. Apresentada esta terça-feira, no dia em que se celebra o Dia Mundial do Dador de Sangue, a campanha "Dador-Salvador" visa sensibilizar os jovens para a dádiva de sangue.

"A população está em processo de envelhecimento e também os dadores estão envelhecidos, daí há a necessidade de cativar os jovens para doar sangue" explica o presidente do Instituto Português do Sangue, Álvaro Beleza, sublinhando que doar sangue, para além de salvar vidas, é também um check-up à saúde do dador.

A escolha da época e do local é propositada, acrescenta o responsável, "os dadores vão de férias e há uma necessidade extraordinária de sangue, uma vez que há patologias que têm uma maior incidência no Verão".

No Dia Mundial do Sangue veio também a público a notícia de que metade do sangue recolhido em Portugal é destruído, devido à falta de uma unidade de processamento de plasma.

O responsável pelo IPS confirmou esta situação que já se prolonga há dez anos, justificando-a com os sucessivos atrasos num concurso, ao qual recorrem as indústrias farmacêuticas que podem fraccionar esta componente do sangue.

Enquanto esta questão não se resolver, o País é obrigado a pagar anualmente 70 milhões de euros pela aquisição deste produto ao estrangeiro.


<< Notícia anterior               Notícia 54 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare