Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços MAR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Banda sénior quer animar o País


Data:  09-03-2011     Fonte:  Correio da Manhã



 Tudo começou com uma pergunta. Porque não formar uma banda sénior, para tocar a música de que a geração entre os 55 e os 80 anos mais gosta – a dos anos 60? Se bem o pensou, melhor o fez: António Romão, 62 anos, reformado e eterno apaixonado por música, bateu à porta da Câmara Municipal de Odivelas e viu o seu projecto acarinhado de imediato pela Presidente, Susana Amador.

"A música sempre foi a minha grande paixão", contou ao Correio da Manhã António Romão. "E mesmo sem formação, mesmo como autodidacta que sou, decidi arriscar. Achei que era possível encontrar, num concelho com cento e tal mil habitantes, outras pessoas com a mesma paixão que eu."

Uns cartazes afixados aqui e ali deram o resultado esperado: apareceram 25 pessoas dispostas a cantar e a tocar. Quase todas sem experiência musical, mas cheias de boa vontade. Com experiência, só António Moreno, "que até já chegou a gravar discos para crianças".

Nascia a Banda Maior, que acaba de fazer o seu concerto inaugural no Pavilhão Polivalente de Odivelas e que promete continuar a ensaiar para aumentar um repertório composto por canções como ‘My Way', de Elvis Presley, ‘Cinderela', de Carlos Paião ou ‘Missing You', do grupo predilecto da Banda Maior, os Sheiks, de Carlos Mendes.

Foi, de resto, a Carlos Mendes que rapidamente se dirigiram e que aceitou o convite para padrinho deste grupo, cujo elemento mais novo tem 55 anos e o mais velho 82.

"São pessoas muito activas, que também fazem teatro e cantam num coro", conta Susana Amador, que revela que, dentro em breve, a Banda Maior parte para digressão.

"Estamos a contactar as autarquias para levar a banda a tocar noutras localidades. As boas ideias são para partilhar", acrescenta.

À frente do grupo, está o professor de música Ricardo Silva, que, aos 30 anos, garante que aprende mais do que ensina aos séniores. "Tem sido uma experiência formidável", diz. "O entusiasmo com que eles se entregam a estas situações de aprendizagem é uma lição para todos nós."

Os ensaios arrancaram no Verão de 2010, e meio ano depois deram os primeiros frutos: o concerto de estreia mais do que lotou o Pavilhão Polivalente de Odivelas, onde funciona um centro de convívio para idosos, e a casa quase ia abaixo, com tantos aplausos. Próximo passo: a conquista do País.


<< Notícia anterior               Notícia 69 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare