Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Santo Tirso aposta em projeto para criar redes de apoio aos idosos


Data:  06-03-2011     Fonte:  Correio do Minho



 O projeto "Terceira a Fundo" da Junta de Freguesia de S. Cristina do Couto, em Santo Tirso, tem por objetivo georreferenciar a população idosa e criar "redes de apoio" de forma a combater a solidão.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de S. Cristina do Couto, Jorge Gomes, explicou hoje os objetivos e as valências do projeto "Terceira a Fundo’.

"O objetivo maior é proporcionar à população envelhecida da freguesia qualidade de vida", afirmou.

Para isso, explicou, "cada idoso vai ser georreferenciado, com um ‘ponto’ no mapa, para que se possa estabelecer à volta dele uma rede de apoio e acompanhamento".

Estas "redes" vão permitir ao idoso "usufruir de cuidados de saúde mas, principalmente e através dos voluntários que as vão constituir, terem atenção e companhia", esclareceu Jorge Gomes.

Aliás, explicitou o autarca, "o voluntariado é uma das ideias chave do projeto".

"Pretendemos criar uma "plataforma de voluntários" adstrita ao projeto. Para já contamos com duas técnicas de saúde e uma técnica da junta ligada á área psico-social mas a grande mais-valia deste projeto, desejamos nós, será o trabalho de voluntariado", explanou.

Jorge Gomes disse ainda que "já há muitos candidatos a voluntários".

O projeto vai ainda incluir uma série de atividades para os mais velhos, "a nível lúdico e de ensino".

No entanto, contou o autarca, "vão ser os próprios idosos os promotores e educadores destas atividades. A ideia é aproveitar as valências de cada idoso e usá-las para aproximar as gerações mais novas e contribuir para a educação delas".

Assim, espera o autarca, "além de combater a solidão dos mais velhos, vai-se instigar neles o sentimento de utilidade, propiciar um papel ativo na comunidade de forma a promover um envelhecimento saudável" assim como "aproximar gerações".

O projeto vai contar com parcerias "com a Igreja, a Cruz Vermelha e com o envolvimento da Câmara Municipal de Santo Tirso", que, segundo acredita Jorge Gomes, "irá ceder um espaço para que seja criada a sede do projeto".

Jorge Gomes mostrou-se também esperançado que esta ideia" passe as fronteiras da freguesia e contagie outras freguesias e até outros concelhos".


<< Notícia anterior               Notícia 70 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare