NOTÍCIAS
Custos com idosos superiores aos valores do Governo
Data: 06-03-2009
Fonte: Fábrica de Conteúdos
Diferença ronda os 300 euros.
O custo técnico de um idoso internado é superior ao valor de referência em vigor, proposto pela tutela no Verão passado, e que corresponde a 756 euros. De acordo com um estudo da União das Misericórdias Portuguesas, o valor é 300 euros superior.
O internamento de um idoso moderadamente dependente custa 756 euros, enquanto que o valor dispendido com idosos mais dependentes ascende aos 1 200 euros, conclui o estudo.
Segundo o "Diário de Notícias", as instituições querem reavaliar com o Estado as comparticipações da Segurança Social, baseando-se nos resultados da análise, para que sejam aumentadas as actuais comparticipações que rondam, em média, 340 euros.
A União das Misericórdias lamenta o fcato dos valores acordados no ano passado, 340 euros, não se adequarem à realidade actual.
No Verão passado, os valores de referência propostos pelo Governo foram aprovados pelas misericórdias, instituições particulares de solidariedade social e mutualidade, que assinaram um protocolo de financiamento com o ministério do Trabalho e da Solidariedade.