NOTÍCIAS
Investidores apostam no turismo senior
Data: 16-06-2008
Fonte: Diário XXI
Dois fundos com capital inicial de 13 milhões de euros vão investir em mais de 10 projectos de residências assistidas e cuidados de saúde continuados para o turismo de saúde. Alguns planos passam pela Beira Interior.
O "Atlântida" e o "Lusitânia" são fundos de investimento imobiliário fechados que arrancaram com capitais iniciais de cinco milhões de euros e oito milhões de euros respectivamente. Contactada pela Agência Lusa, fonte da Fundbox explicou que já foram celebrados contratos promessa de aquisição de dois imóveis em Vila Real e Portimão, mas o objectivo é constituir uma carteira de 10 a 12 residências assistidas/medicalizadas e de unidades de cuidados continuados para receber turismo senior de qualidade, representando investimentos adicionais de 200 milhões de euros.
"Tratam-se de hotéis remodelados, com salas e ginásios", exemplificou a mesma fonte, acrescentando que estes investimentos estarão localizados de Norte a Sul do país, estando em análise propriedades em Coimbra, Castelo Branco, Aveiro, Viseu, Guarda e Santarém.
SECTOR COM FUTURO
Durante este e o próximo ano, a Fundbox prevê que os fundos, cujo investidor é o grupo Existence, aumentem o seu capital à medida do desenvolvimento dos seus planos de investimentos, que poderão atingir um valor combinado de 250 milhões de euros.
O presidente da Fundbox, Rui Alpalhão, afirmou que prevê uma procura crescente neste tipo de produtos, assim como o presidente do grupo Existence,
António Reis, sublinhou que este tipo de investimento "é a resposta real a um anseio social e económico", tendo em conta o "défice" de estruturas e facilidades de acolhimento, a forte procura, a realidade do mercado e da demografia europeia, em especial de Portugal. "As características geográficas, paisagísticas e climáticas de Portugal proporcionam as condições ideais para o desenvolvimento de turismo de saúde", disse António Reis.