NOTÍCIAS
Vinho tinto retarda efeitos do envelhecimento
Data: 05-07-2008
Fonte: TV Net
Depois de tomar resveratrol, houve uma redução dos efeitos do envelhecimento em vários animais.
O vinho tinto pode ser o segredo para o envelhecimento. De acordo com uma estudo norte-americano, uma substância presente neste vinho pode retardar os problemas de saúde ligados ao envelhecimento dos mamíferos.
Segundo David Sinclair, da Universidade Harvard, e Rafael de Cabo, do Instituto Nacional do Envelhecimento dos EUA, existe uma forte relação entre o resveratrol (substância presente no vinho tinto) e a chamada restrição calórica, ou seja, passar fome, mas sem ficar desnutrido.
Por razões ainda desconhecidas, a restrição calórica retarda o envelhecimento na maioria dos mamíferos. Em muitos casos, o procedimento pode mesmo prolongar significativamente a vida.
No entanto, como são poucos os que reduzem até 50 por cento das calorias em cada refeição, os cientistas pretendem encontrar um composto que reproduza esses resultados mas sem causar fome.
O resveratrol do vinho tinto parece ser a solução encontrada.
No estudo publicado no "Cell Metabolism", os cientistas deram grandes doses desta substância a vários mamíferos. Outro grupo recebeu uma dieta sem resveratrol, para comparação.
O resultado foi muito semelhante ao que se verifica no caso da restrição calórica. Os animais tiveram menos osteoporose, menos cataratas, uma situação cardiovascular melhor e menos perda de coordenação motora.
Os cientistas querem agora fazer estes testes em seres humanos.