NOTÍCIAS
DGS preocupada com mortalidade prematura em Portugal
Data: 02-03-2012
Fonte: Jornal Digital
Um em cada quatro portugueses não chega aos 70 anos. A Direcção-geral da Saúde (DGS) está a desenvolver estratégias para combater o "problema" da mortalidade prematura.
Segundo declarações do director-geral da Saúde, Francisco George, "Os portugueses morrem prematuramente numa taxa que nos preocupa (24,3%), o que significa que um em cada quatro portugueses morre antes dos 70 anos", um indicador pior do que noutros países europeus.
As doenças crónicas não transmissíveis, como as doenças cardiovasculares, diabetes, cancro e doenças respiratórias, representam a causa principal de morte prematura. De acordo com o representante, há factores de risco que podem ser evitados, como é o caso da exposição ao tabagismo, a hipertensão arterial e as dislipidémias (colesterol elevado).
Em declarações à Rádio Renascença, Francisco George sublinhou "mesmo apesar da crise financeira e económica que se vive, é possível melhorar o padrão de alimentação saudável nos portugueses".
Na abertura do ano europeu do envelhecimento activo, a DGS alerta que para além da alimentação, é preciso reduzir o consumo de tabaco ou promover o exercício físico para combater a hipertensão e o colesterol elevado.