NOTÍCIAS
Santa Cruz cria base de dados sobre situação de idosos
Data: 20-07-2011
Fonte: Jornal da Madeira
A Câmara Municipal de Santa Cruz está a fazer uma base de dados sobre a situação dos idosos do concelho. Actualmente, já constam do levantamento cerca de 2.700 seniores. O anúncio foi feito, ontem, pelo presidente da autarquia de Santa Cruz, José Alberto Gonçalves, no âmbito de uma iniciativa da "Semana Social", minutos antes de acompanhar uma das 32 voluntárias que integram o programa "Avós por Afecto" e que levam carinho aos idosos que vivem sós. Actualmente, estão neste programa 18 idosos, mas a ideia é abranger os cerca de 600 idosos do concelho que estão sós.
Segundo o autarca, o projecto está a revelar-se eficaz, porque "os idosos que estão sozinhos passam a ter alguém que, de vez em quando, está com eles, telefona e se preocupa em saber como estão". Além de esbater a solidão, estas visitas com voluntários devidamente identificados permitem ainda averiguar as condições de habitabilidade do idoso.
Isso aconteceu com a voluntária Maria Fátima de Sena que há dois meses visita a senhora Conceição. Já conseguiu que a senhora voltasse a ter água quente na sua moradia e, ontem, com a visita do presidente da autarquia reivindicou uma rampa de madeira para que a senhora Conceição tenha acesso à casa de banho. A voluntária, que recebeu formação da Casa do Voluntário, sente-se feliz em levar afectos à senhora Conceição e ainda aproveita para "dar uma mãozinha em algumas tarefas domésticas".