NOTÍCIAS
Santo Tirso aposta em projeto para criar redes de apoio aos idosos
Data: 06-03-2011
Fonte: Correio do Minho
O projeto "Terceira a Fundo" da Junta de Freguesia de S. Cristina do Couto, em Santo Tirso, tem por objetivo georreferenciar a população idosa e criar "redes de apoio" de forma a combater a solidão.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de S. Cristina do Couto, Jorge Gomes, explicou hoje os objetivos e as valências do projeto "Terceira a Fundo’.
"O objetivo maior é proporcionar à população envelhecida da freguesia qualidade de vida", afirmou.
Para isso, explicou, "cada idoso vai ser georreferenciado, com um ‘ponto’ no mapa, para que se possa estabelecer à volta dele uma rede de apoio e acompanhamento".
Estas "redes" vão permitir ao idoso "usufruir de cuidados de saúde mas, principalmente e através dos voluntários que as vão constituir, terem atenção e companhia", esclareceu Jorge Gomes.
Aliás, explicitou o autarca, "o voluntariado é uma das ideias chave do projeto".
"Pretendemos criar uma "plataforma de voluntários" adstrita ao projeto. Para já contamos com duas técnicas de saúde e uma técnica da junta ligada á área psico-social mas a grande mais-valia deste projeto, desejamos nós, será o trabalho de voluntariado", explanou.
Jorge Gomes disse ainda que "já há muitos candidatos a voluntários".
O projeto vai ainda incluir uma série de atividades para os mais velhos, "a nível lúdico e de ensino".
No entanto, contou o autarca, "vão ser os próprios idosos os promotores e educadores destas atividades. A ideia é aproveitar as valências de cada idoso e usá-las para aproximar as gerações mais novas e contribuir para a educação delas".
Assim, espera o autarca, "além de combater a solidão dos mais velhos, vai-se instigar neles o sentimento de utilidade, propiciar um papel ativo na comunidade de forma a promover um envelhecimento saudável" assim como "aproximar gerações".
O projeto vai contar com parcerias "com a Igreja, a Cruz Vermelha e com o envolvimento da Câmara Municipal de Santo Tirso", que, segundo acredita Jorge Gomes, "irá ceder um espaço para que seja criada a sede do projeto".
Jorge Gomes mostrou-se também esperançado que esta ideia" passe as fronteiras da freguesia e contagie outras freguesias e até outros concelhos".