NOTÍCIAS
Aos 104 anos ainda escreve poemas para jornal local
Data: 01-07-2008
Fonte: Sol
Uma idosa de Mangualde, Maria do Céu Oliveira, celebra quarta-feira 104 anos, mantendo o gosto de escrever poemas, que são publicados num jornal local, disse hoje à agência Lusa uma sua familiar.
"A minha avó tem muita saúde. Lê e escreve perfeitamente e, ainda hoje, faz poemas para o Notícias da Beira", afirmou Adélia Azevedo, neta da aniversariante.
Maria do Céu, que "empresta" o apelido à aldeia de Oliveira, onde reside, "sozinha, por não querer ir para casa de ninguém", é um exemplo de vivacidade, apesar da idade avançada, reconhece a família.
"Trata de si todos os dias. E ainda há pouco tempo andou a tratar do jardim. Faz imensas coisas", garante a neta.
Nascida em 1904, residiu sempre em Oliveira, a três quilómetros de Mangualde, tendo uma vida dedicada à agricultura - "semeava e tecia o linho", diz a neta -, à lida da casa e a cuidar dos sete filhos, cinco dos quais já faleceram.
A longevidade da aniversariante não é, no entanto, caso único na família, já que uma irmã de Maria do Céu faleceu, há cerca de um ano e meio, com 106 anos.
Adélia Azevedo frisa que a época da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) foi aquela em que a Maria do Céu "passou mais dificuldades", mas que, ainda assim, a comunidade de Oliveira - hoje uma localidade com poucas dezenas de habitantes, entre as quais uma filha de Maria do Céu - sobreviveu às adversidades através da união.
"A minha avó cozia pão uma vez por semana para as pessoas da aldeia", conta.
Quarta-feira, os 104 anos da matriarca da família Oliveira vão ser comemorados num restaurante de Mangualde, com a presença de alguns dos seus dez netos e 12 bisnetos.