NOTÍCIAS
Envelhecimento abre porta a negócios
Data: 06-11-2009
Fonte: JN
O envelhecimento da população, que atinge, sobretudo, o Centro do país, abre caminho a oportunidades de negócio, na área dos cuidados domiciliários, capazes de, a um tempo, travar o desemprego e melhorar os serviços.
Esta foi a ideia-chave do workshop "Desafios e Oportunidades de Negócio na Área dos Cuidados Domiciliários", que decorreu, ontem, no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra. O alvo privilegiado? Quadros de empresas da zona Centro e desempregados qualificados, com espírito empreendedor, dispostos a criar alternativas numa altura em que a capacidade das instituições tradicionais de apoio domiciliário está praticamente esgotada.
A zona Centro tem uma taxa de envelhecimento acima da média nacional. Isso faz com que surjam necessidades, que não são totalmente colmatadas com o que existe hoje e com o que vai ser necessário num futuro próximo.
"Os Cuidados Domiciliários têm que evoluir para outro tipo de respostas", reforçou Maria Helena Reis, coordenadora científica do Mestrado em Gerontologia do Instituto Superior Bissaya Barreto. É que o perfil do idoso também está em mudança. Segundo a responsável, dentro de 10 ou 20 anos, as pessoas vão ter autonomia financeira e viver mais tempo. Com outras aspirações e necessidades, fruto das suas vivências.