Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Universidade Sénior das Caldas com 300 alunos


Data:  02-07-2009     Fonte:  Jornal da Caldas



A Oração de Sapiência proferida por João Bonifácio Serra e uma exposição de trabalhos encerraram, no passado dia 26, o ano lectivo na Universidade Sénior Rainha D. Leonor, nas Caldas da Rainha.

Professores, alunos e autarcas juntaram-se para fazer o balanço do segundo ano lectivo, que ultrapassou as expectativas.

Nas instalações da Universidade Sénior estiveram expostos os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Fotografia, Bordados das Caldas, Artes Florais, Escultura, Pintura e de Cerâmica.

Destaque para a Sessão Solene de Encerramento, onde foi proferida a Oração de Sapiência pelo historiador João Bonifácio Serra, que falou da "Origem das Cidades e das Caldas da Rainha".

João Bonifácio Serra disse que antes da fundação do Hospital Termal, o local era conhecido pelas Caldas de Óbidos, procurado por doentes. "Essas termas de águas quentes, estavam no concelho de Óbidos que era muito maior do que hoje", revelou, acrescentando que "Caldas da Rainha é o resultado de uma desconstrução do concelho de Óbidos".

A Universidade Sénior das Caldas conta, actualmente, com cerca de 300 alunos, que têm à sua disposição um variado leque de opções lectivas, com cerca de 20 disciplinas. Tem 15 professores remunerados e sete docentes voluntários.

A informática continua a liderar lista das disciplinas com mais turmas.

Para além do Português, Inglês, Francês, Literatura, Artes Florais, Bordados das Caldas, Pintura, Saúde, Informática e Cidadania, este ano os alunos da Universidade Sénior das Caldas da Rainha frequentaram também as disciplinas de Cerâmica, Fotografia, Ginástica de Manutenção, Introdução à Psicologia, Teatro e Expressão Dramática.

A vereadora da Acção Social da autarquia, Maria Conceição Pereira, revelou que durante este ano lectivo o Município cumpriu alguns dos objectivos a que se tinha proposto quando foi o arranque da Universidade Sénior, nomeadamente a criação de melhores condições nas infra-estruturas, desde colocar estores, e intervenção no melhoramento na área da informática, equipamentos audiovisuais e de som para algumas aulas.

Também foi colocado um bar que, segundo a vereadora, foi "mais uma oferta nesta Universidade onde se deu resposta a alguns dos desejos dos alunos".

A nível de informática a autarca espera que o Governo alargue a aquisição de portáteis aos seniores, considerando positivo que no próximo ano "alguns alunos que já estão mais avançados possam serem motivados adquirir os seus portáteis e terem as aulas com os seus próprios computadores".

Maria da Conceição falou da Comissão de Estudantes, que é "um bom veículo, que está representada nas reuniões da direcção e que pode transmitir algumas sugestões ou propostas para a Universidade Sénior funcionar da melhor forma".

Uma novidade para o próximo ano lectivo, que tem início no dia 21 de Setembro, é uma nova disciplina na área da matemática e gestão.As inscrições para a Universidade Sénior Rainha D. Leonor estão abertas no decorrer do mês de Julho.O jantar comemorativo de encerramento do ano lectivo teve a colaboração dos alunos, bar da Universidade e da Autarquia.


<< Notícia anterior               Notícia 131 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare