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Idosos dependentes testam teleassistência


Data:  18-03-2009     Fonte:  IOL Diário



  Numa primeira fase, o serviço vai ser prestado a título experimental e de forma gratuita durante onze meses Um grupo de onze idosos do concelho de Beja vão testar a partir de segunda-feira um novo serviço de assistência por vídeo. Esta ajuda permite aos utilizadores um contacto remoto de teleassistência monitorizado por uma equipa especializada.

   Numa primeira fase, o serviço vai ser prestado a título experimental e de forma gratuita durante onze meses. "A fase experimental vai servir para testar a eficácia do serviço e avaliar o grau de satisfação dos idosos e o interesse em subscreverem o serviço", que pretende "complementar os serviços de apoio domiciliário" revela Maria Manuel Coelho, coordenadora do Gabinete de Assuntos Sociais do município, citada pela Lusa.

   Esta iniciativa nasce porque "alguns dos idosos não têm retaguarda nem apoio familiar" e "os serviços de apoio domiciliário não são suficientes para satisfazer algumas necessidades, sobretudo durante a noite", frisou.

   Subscrever o serviço

   Ao fim dos onze meses "os idosos interessados poderão subscrever o serviço" e "está a ser analisada a hipótese de parte dos custos do serviço ser financiada pela Câmara de Beja ou pela instituição que presta apoio domiciliário ao idoso".

   Em casos de situações de emergência de saúde, segurança, avarias domésticas ou simples solidão o utilizador, através de um dispositivo de alarme, tipo relógio de pulso ou colar, com um botão de controlo remoto, pode contactar de imediato com uma central de assistência que, em apenas 20 segundos, reconhece automaticamente as informações do utente e activa os mecanismos necessários para resolver o problema.

   Teleassistência domiciliária

   A teleassistência domiciliária disponibiliza quatro serviços, o "Emergência 24", que inclui o envio urgente de médicos, enfermeiros, ambulâncias, polícia, bombeiros ou familiares, amigos ou outras pessoas que possam prestar a ajuda que o utente precisa, o "Voz amiga" que "ajuda a combater a solidão", o "Mediphone 24», que inclui assessoria médica por telefone e informações sobre clínicas, hospitais e farmácias de serviço, e a "Assistência ao Lar"", que envia profissionais para resolver problemas ou reparações em casa do utente.


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