Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Stress causa perda de memória


Data:  11-08-2008     Fonte:  IOL Diário



  Geração entre os 30 e os 40 anos é a mais afectada. Especialista aconselha pausas no trabalho, horários regulares e mais horas de sono.

   Stress, preocupações profissionais, muitos compromissos e falta de descanso... consequentemente surge a ansiedade e a depressão. Revê-se nesta descrição? Saiba que é cada vez mais comum, principalmente entre os 30 e os 40 anos. O problema é que todos estes factores associados causam perda de memória, algo que há uns anos era característico das gerações mais velhas.

   Ao "Diário de Notícias", a médica neurologista Belina Nunes, directora da Clínica da Memória, que acaba de lançar no mercado um livro sobre o tema, explica que "cada vez aparecem mais pessoas nas consultas e não estão velhas nem dementes. A depressão e a ansiedade têm uma prevalência extrema. Muitas vezes chegam ao consultório bastante preocupadas porque pensam que estão dementes, mas isso não corresponde à realidade. Há outras causas, sobretudo a ansiedade, que as leva a tomar ansiolíticos, que, por sua vez, têm um impacto importante no equilíbrio da memória".

   Esta especialista, também responsável pela consulta de demências do serviço de Neurologia do Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, defende que devemos cuidar da memória ao longo da vida e não apenas quando ela começa a falhar.

   Para tal, explicou ao DN, "devemos cultivar memórias agradáveis, mantermo-nos ligados a actividades de lazer, aprender a gerir a ansiedade e o stress crónicos, evitar e tratar a depressão, ter hábitos de vida saudáveis e não depender em demasia de ajudas externas de memória, pois o que não se usa perde-se".

   Belina Nunes alerta ainda para a necessidade de "fazer pausas no trabalho, ter horários regulares e dormir mais", principalmente quem tem trabalhos desgastantes e que tem de fazer várias coisas ao mesmo tempo.


<< Notícia anterior               Notícia 197 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare