Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Cáritas estuda ideias inovadoras para idosos


Data:  26-07-2012     Fonte:  Fátima Missionária



 Grupo de trabalho pretende criar uma "bolsa de ideias" com projetos-piloto para o envelhecimento ativo, que possam ser dinamizados a nível paroquial, nacional ou até mesmo internacional imagemA+A-Share on emailEnviarImprimirComentarPartilhar Portugalanterior seguinte As primeiras propostas são apresentadas esta quinta-feira aos dirigentes nacionais e diocesanos da Cáritas. O grupo de trabalho, coordenado pela ex-deputada Maria do Rosário Carneiro, estudou as questões do envelhecimento em Portugal e decidiu criar uma "bolsa de ideias" onde possam reunir-se projetos inovadores, tendo em conta as necessidades e os recursos disponíveis nas várias estruturas da Igreja Católica.

Uma das prioridades estabelecidas pelo grupo passa por "colocar em rede as capacidades disponíveis, com algum alvará de experiência - pelo menos 20 anos - que possam encontrar, a nível nacional e internacional, empresas que necessitem dessas competências específicas", explicou Rosário Carneiro à agência Ecclesia. Outra, está relacionada com o reforço da dimensão formadora, para que se ajudem as pessoas a perceber que "o envelhecimento é algo natural na vida de todo o indivíduo".

A terceira linha de orientação refere-se à integração de parcerias e à sensibilização da comunidade para "trocar ideias em comum", uma "riqueza tremenda" que pode levar à "criação de postos de trabalho", sublinha a ex-deputada. Neste sentido, o programa proposto pelo grupo da Cáritas prevê uma presença na internet, para chegar a um maior número de pessoas e recolher novas perspetivas, convidando os interessados a identificarem e divulgarem as "boas práticas". A iniciativa desenvolve-se no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, que se assinala desde janeiro.


<< Notícia anterior               Notícia 6 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare