Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços ABR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Jorge Amado lembrado com Capitães da Areia


Data:  15-04-2012     Fonte:  dnoticias



 Guimarães Capital Europeia da Cultura acolhe antestreia do filme realizado por neta do escritor

O escritor brasileiro Jorge Amado será lembrado na Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 com a antestreia do filme Capitães da Areia, realizado pela neta do autor, que representa "uma continuação do olhar" de Amado "sobre o Mundo".

Em 2012, Jorge Amado faria 100 anos, data que será "lembrada e celebrada em muitas ocasiões".

Em entrevista à agência Lusa, a neta do escritor, Cecília Amado, revelou que a realização da adaptação cinematográfica da "grande obra" do avô foi "um desafio, uma aventura e uma felicidade.

Cecília Amado explicou que "foi escolhida por este livro" e não o contrário.

"A força da história, a oposição entre o abandono e a liberdade e o facto de ainda hoje, dezenas de anos depois do meu avô ter escrito este livro, ainda existirem "capitães da areia" levou-me a querer fazer este filme", afirmou.

Actualmente com 36 anos, Cecília Amado começou a carreira de realizadora aos 18 anos e, garantiu, "nunca" pensou que iria passar a filme um livro do avô, que leu aos 14 anos.

Entre o momento "da ideia" e a estreia" passaram sete anos, tempo em que Cecília fez "trabalho de campo" ao acompanhar organizações de apoio que trabalham com os meninos de rua, "os capitães de areia do século XX e XXI".

Os "meninos" deste filme, cerca de 90, não são actores profissionais.

"Foi uma opção minha ter meninos, jovens verdadeiramente capitães da areia do que uma série de actores saídos da escola, sem a vivência que estas personagens têm, as expressões familiares e sinceras", disse.

Além disso, "são miúdos com histórias semelhantes e este filme representa uma continuação do olhar de Amado sobre o Mundo".

Sobre o avô, "um grande amigo de Portugal", Cecília está confiante que este "teria gostado de conhecer estes seus miúdos".

O facto de Capitães da Areia estrear em Portugal é, para a realizadora", um marco importante porque, adiantou, Jorge Amado "gostava muito de Portugal, da cultura, gastronomia e das pessoas".

Com banda sonora da autoria de Carlinhos Brown, o filme, que estreou em Outubro no Brasil e foi premiado no Festival Internacional de Cine de Punta del Este, no Uruguai, com o Prémio do Público, tem sessão marcada para as 21h30 de domingo no São Mamede.

O bilhete custa dois euros.


<< Notícia anterior               Notícia 12 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare