Portal do Avô - home homequem somoscomo anunciarnewslettercontactos
Directório de Serviços MAR 24


Últimos Anunciantes:

Apoio Domiciliário
Lisboa

Oferta Formativa
Lisboa

Saúde & Bem-Estar
Coimbra

Apoio Domiciliário
Algés

Lares
Caldas das Taipas - Guimarães

Actividades Ocupacionais
Algés


    NOTÍCIAS



Vôzinho, vozinha… Conta-me mais um conto e Leituras Encenadas


Data:  04-10-2011     Fonte:  Rostos



 O Mês Sénior 2011 que decorre durante o mês de Outubro no concelho do Barreiro partilha, no seu programa, algumas iniciativas com a Quinzena da Educação. "Vôzinho, vozinha…. Conta-me mais um conto" e Leituras Encenadas é disso um exemplo. Misturar públicos, jovens e seniores, em torno de histórias cuja origem se perde nos tempos foi a proposta desta manhã.

Graciete Pereira, avô verdadeira de quatro netos, foi durante a manhã de hoje, dia 4 de Outubro, avó adoptiva de cinquenta e duas crianças (duas turmas) da Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico, nº9 do Alto do Seixalinho. Confortável neste papel, Graciete prendeu a atenção da pequenada desde o início. Sem recurso aos livros, contou de memória "uma história que já contava o meu avô, do tempo em que os animais falavam". No final, mostrou-lhes um calendário com os doze meses do ano e testou os conhecimentos dos alunos com perguntas sobre as quatro estações. Saiu a sorrir pois as palmas das crianças aqueceram a sala.

Refira-se que Graciete Pereira faz parte da ‘bolsa de contadores de histórias’ que habitualmente colabora com a Câmara Municipal do Barreiro nestas iniciativas. Adepta da tradição oral, esta avó aposta na preservação da "nossa memória colectiva" através da fala.


<< Notícia anterior               Notícia 40 de 228               próxima Notícia >>


 
Informações Úteis Agenda de Eventos Publicidade

Hospitais Públicos Centros de Saúde Farmácias Serviço Emergências Associações Bibliotecas Museus Parques e Jardins Legislação Pessoas Desaparecidas
    Consulte a nossa Agenda:
AteliersCinema ConcertosExposições DançaTeatro
   Termos e Condições de Utilização                     Copyright - Portal do Avô - 2008 desenvolvido por: Bitcare