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Restabelecer o equilíbrio após as festividades


Centro Vegetariano - www.centrovegetariano.org
Data:  Janeiro, 2011



  As festividades de Inverno (magustos, Natal, Passagem de Ano, celebrações religiosas, jantares e almoços de Natal empresariais, familiares e entre amigos), acarretam quase sempre alguns excessos alimentares, financeiros, consumistas e mesmo emocionais. É uma época caracterizada por algum desafogo financeiro, mas também por mais despesa em produtos alimentares excepcionais, decorações e presentes, ao mesmo tempo que há mais sensibilização para questões sociais, introspecção, balanço do ano que termina, lembrança dos entes queridos ausentes e proximidade familiar.

  Todos estes factores aliados à escassez luz solar e ao frio podem causar tensões, tristeza, sedentarismo, consumo excessivo de alimentos calóricos como compensação emocional, entre outras atitudes prejudiciais ao organismo humano. É o denominado efeito "Christmas Blues" que tem tendência a desvanecer-se com o retorno ao quotidiano usual.

  No entanto, para além da prevenção e preparação para o Inverno, existem algumas ajudas naturais que podemos e devemos usar para ajudar o organismo e restabelecer eficazmente a agilidade mental e física.

  Deixamos-te aqui alguns exemplos simples:

  - Começa o dia com um duche revigorante usando, por exemplo um gel de banho com óleo de árvore do chá ("tea tree oil") e usa um exfoliante uma ou duas vezes por semana (por exemplo 2 colheres de sopa de sal ou açúcar com 2 colheres de sopa de melaço ou xarope de seiva de ácer). Se for dia de descanso ou noite, prefere aromas mais quentes e relaxantes, como um gel de banho de chocolate, baunilha ou alfazema. Se tiveres oportunidade, experimenta massagens.
O nosso organismo depura-se também através da pele e estando ela em boas condições, essa tarefa é optimizada.

  - Toma chá e sopa líquida: inicia o pequeno-almoço com um chá quente verde ou chá vermelho pu-erh. Estes chás ajudam a eliminar gorduras no organismo e são óptimos para despertar. Com o frio, é costume não bebermos tanta água, mas a necessidade de hidratação permanece e por isso devemos saciá-la com bebidas naturais, de preferência quentes e mornas. Este hábito não só hidrata todos os órgãos do nosso corpo como ajuda à saciedade prevenindo excessos de alimentos. Escolhe sopas com hortaliças da época como nabos, abóbora, grelos, couve-penca, etc. Entre os chás mais adequados para antes e depois das refeições estão, por exemplo: alcachofra (depura o fígado), barbas de milho (diurético), gengibre e canela (termogénico), camomila (apaziguador geral e também da digestão), gingko biloba (activa a circulação), roseira brava (contém vitamina C), etc.

  - Toma alimentos probióticos ou fermentados como kefir de leite de soja, kombucha, miso de vários cereais. Na época fria convém reforçar o sistema imunitário e, mais uma vez, são alimentos excelentes para a flora intestinal onde se controla o que é absorvido e expelido pelo organismo.

  - Consome cereais integrais (espelta, arroz, quinoa, bulgur, trigo, massa, etc.), pão/tostas integrais (sem açúcar nem gorduras) e leguminosas pois satisfazem o organismo devidamente (ao contrário dos produtos refinados) e as fibras também ajudam a expelir gorduras. Como gordura usa apenas em pequenas quantidades azeite extra-virgem.

  - Consome frutas frescas da época: por exemplo, o ananás possui bromelaína, uma substância que ajuda a eliminar as gorduras do organismo. Uma refeição deve sempre começar pelos alimentos crus (fruta e saladas, passando depois para a sopa e finalmente o prato principal). As maçãs também são muito indicadas por terem poucas calorias e satisfazerem. Os kiwis têm mais vitamina C do que as laranjas e tangerinas, para além da fibra, por isso também deves incluí-los na alimentação.

  - Pratica pelo menos uma caminhada diária de uma hora em passo rápido ao ar livre. Natação, hidroginástica, dança também são óptimos desportos para te divertires, remodelar o corpo e não deixar acumular peso.

  - Dorme pelo menos 7 a 8 horas diárias seguidas à noite. Durante um sono de qualidade, o nosso cérebro organiza-se e permite uma produtividade melhor. Muitos outros órgãos funcionam durante o período de descanso para se restabelecerem e começar uma nova jornada. O ritmo biológico humano é regido pelo ciclo circadiano de 24 horas dependente da luz solar deve evitar-se subvertê-lo com luzes artificiais ou horários invertidos. Inevitavelmente, mais cedo ou mais tarde isso irá reflectir-se no nosso bem-estar.

  - Vive o momento presente e tira o melhor partido dele. Aprende com as situações negativas e cultiva o sorriso em todas as situações. Dá atenção ao lado positivo das situações. Se pensares no passado ou no futuro estás a perder o presente. Uma atitude positiva consciente ajuda a corrigir o que consideramos não estar bem, por exemplo em relação a falta de actividade física.

  - Pratica a sociabilidade: o nosso intelecto é curioso, gosta de se enriquecer e deve ser estimulado para não se degenerar. Procura conviver com novas pessoas, animais, com a natureza, actividades, música, leituras, conversas, assuntos, sabores e aromas, lugares, desportos, etc. Estas situações permitem uma regularização química do nosso cérebro, evitando cair em excessos alimentares, como por exemplo, chocolates.



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